Hotel São Francisco e sua história
O Hotel São Francisco surgiu da audácia do Comendador José da Silva Peixoto.
No início pensou-se num pequeno, mas confortável, e para isso também era necessário um restaurante.
Observando que Penedo quase não tinha diversão, concluiu-se também um Cinema. E assim foi crescendo a idéia.
Contrata-se o renomado arquiteto pernambucano Américo Campelo, que ainda inclui uma lanchonete, uma barbearia, uma boutique, um salão de beleza, uma lavanderia e uma banca de revistas. Tudo equipado com o que havia de mais moderno na época. Estava pronto o projeto.
Devido ao vulto do empreendimento, o então governador de Alagoas, Muniz Falcão, tentou persuadir o comendador à construí-lo em Maceió, idéia logo descartada por ele, que tanto amava sua terra natal.
Com doação do terreno, pela prefeitura, que era administrada pelo Dr. Alcides Andrade; com recursos próprios, do também fundador Dr. Mário Gonçalves, e demais sócios, iniciou-se em 1956 a construção do Hotel, com rigorosa supervisão do engenheiro Roberto da Silva Peixoto, filho do comendador.
Em 31 de Janeiro de 1959, foi inaugurado o cinema São Francisco, e em 31 de Janeiro de 1962, foi concluída e inaugurada a obra.
Posteriormente, assumem D. Maria Lucinda Peixoto, Dr. Roberto Peixoto (in memorem) e Dr. Mário Gonçalves (in memorem) em 1977 quando este e Penedo, perderam o Comendador José da Silva Peixoto.
Entre outras realizações, em 1982, a tempo do último Festival de Cinema, constroem a piscina e o salão de jogos.
Em 1997 amplia-se o parque aquático, que passa a contar com duas piscinas providas de cascatas, fonte e bar molhado.